terça-feira, 8 de junho de 2010

Seguindo em frente...

Mais dois dias se passam de muito calor, fortes subidas, extensas descidas, povoados milenares, igrejas e fontes sem igual. Mas a verdade é que as paisagens pelas quais passamos a cada dia, enchem os nossos olhos de tamanho deslumbramento! São bosques, campos de trigos, oliveiras, parreirais...E enquanto pedalamos e vislumbramos tudo isso, sentimos que o Caminho é mais que um ato de fé, é uma reflexão profunda sobre a nossa própria vida, quanto aos desafios inesperados e nossas próprias escolhas.

No 3º dia, saímos de Estella até Logroño, e no 4º dia de Logroño até Santo Domingo de La Calzada. Esta última cidadezinha possui uma lenda um tanto quanto pitoresca envolvendo peregrinos a santiago e a Catedral, cuja a permanencia de um galo vivo no interior da mesma causa espanto. A lenda de Santo Domigo de La Calzada é mais ou menos assim...

Há muitos e muitos anos um casal de peregrinos alemães estavam fazendo o caminho com seu filho de nome Hugonell. Ao se hospedarem em Santo Domingo de la Calzada uma camareira apaixonou-se pelo jovem que era muito bonito. Como este amor não fora correspondido, a camareira, numa terrível trama, escondeu entre os pertences de Hugonell uma taça de prata.

Acusado de roubo, o jovem fora condenado a forca (pena para roubo naquela época). Seus pais, desolados, continuaram a peregrinação até Santiago, na volta pararam em Santo Domingo e para grande surpresa o rapaz ainda estava na forca, porém, inexplicavelmente vivo. Os pais dirigiram-se ao juiz que condenara Hugonell e relataram o que viram. O juiz, num ato de deboche, disse que só acreditaria que o filho deles estivesse vivo se o galo que ele estava comendo cacarejasse. E o galo cantou! O jovem foi inocentado e o milagre atribuido a Santo Domingo.

Na Catedral de Santo Domingo de la Calzada encontra-se um belíssimo galinheiro em estilo gótico, onde vivem um imponente galo e uma galinha brancos que são substituidos a cada 30 dias. Estes galos e galinhas são criados em um galinheiro mantidos pela mesma confraria que mantém o albergue de peregrinos de Santo Domingo de la Calzada (aquele que foi visitado pela rainha Sofia em 1993) e que também guarda os restos da forca utilizada para enforcar o jovem Hugonell.

Dizem que ao entrar na Catedral e o galo ou galinha cacarejarem é sinal de muita sorte!

Santo Domingo de la Calzada, “donde el gallo ha cantado mismo despues de asado!"



***Estamos tentando postar algumas fotos, no entanto não obtivemos sucesso devido a problemas com a conexão. Esperamos, tão logo pudermos, postar as fotos ainda neste post.

Direto da Hospedería das Monjas da Abadia Cisterciense, em Santo Domingo de La Calzada

***Clique na foto para ampliá-la






Nenhum comentário:

Postar um comentário