sábado, 19 de junho de 2010

Corações Valentes

O dia começou com sinais de que o sol seria uma constante, embora ainda fizesse muiito frio. As chuvas torrenciais que deixaram inúmeras cidades do norte da Espanha, nas provincias de Galicia, Asturias e até em Castilha e Leon em estado de emergência pareciam perder força.

Não há caminhos fáceis até Santiago, mesmo pedalando por campos de certa forma planos a uma altitude média de 900m, há trechos de muitas subidas e decidas, pedras e fendas, poeira e barro. Mas quando se busca um objetivo maior, todo esforço vale a pena, até por que as paisagens, os odores. a sensação do vento correndo no rosto é sempre muito motivador.

Neste dia conhecemos o povoado de Hospital de Órbigo, mais um pacato lugarejo típico, no entanto com uma ponte muito bonita sobre o Rio Órbigo. Na verdade, esta ¨puente¨ é chamada de PONTE DO PASO HONROSO, devido a mais famosa batalha ocorrida no Ano Compostelano de 1434 (sec. XV) entre cavaleiros (sendo um deles o nobre Suero de Quiiñones) com lanças e cavalos, bravura e honra, como as histórias extraordinárias típicas dos filmes medievais.

Por fim, ainda outra das mais belas cidades do Caminho: Astorga. Fundada pelos romanos, possui uma Catedral belíssima e também um Palácio Episcopal arquitetado pelo gênio Gaudí, onde hoje funciona o Museu do Peregrino.

Ainda há que se destacar um personagem que conhecemos neste dia: um peregrino brasileiro, da Paraíba, chamado Valter. Passamos por ele, enquanto fazia uma corrida, conversamos e até compartilhamos uma cerveja num bar ao lado da famosa ponte. Surpresa foi quando ele nos disse que estava fazendo o Caminho correndo. Na hora pensamos que havia sido brincadeira, e continuaríamos a pensar assim não fosse vê-lo passar por nós, muitos quilômetros adiante, correndo com a sua pochete que era toda a sua bagagem.

Histórias e lendas, heróis e pessoas comuns de corações valentes...O Caminho é uma experiência e tanto...


Postado por Luciana








Nenhum comentário:

Postar um comentário