quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pedra sobre Pedra

Os dias passam a ficar mais "secos", mas ainda parece que o inverno, em quase verão, não dá uma trégua. O clima continua frio, é verdade, mas o sentimento dos peregrinos parece começar a aquecer, já que apesar do sobe e desce no Caminho, Compostela vai ficando cada vez mais perto.

Deste trajeto, além dos típicos povoados rurais, podemos destacar três cidades um pouco maiores, sendo Sarria e Samos, esta última com um mosteiro muito bonito onde tiramos algumas fotos e principalmente Portomarín, a cidade transladada.

Portomarín, devido ao seu patrimônio arquitetônico foi declarada um Conjunto histórico Cultural da Humanidade em 1946. Vinte anos depois, em 1966, por conta da construção da Represa de Belesar, foi ordenada a "mudar-se" para mais acima do morro ao seu redor, já que suas águas inevitavelmente inundariam toda construção na cidade antiga. E assim se fez: quem visita a cidade, fica imaginando o esforço de seus moradores em transferir pedra a pedra todos os monumentos, em especial a Igreja-fortaleza de San Nícolas.

Pernoitamos por aqui, no Hotel Villa Jardín, vivenciando cada história e cada surpresa do Caminho rumo a Santiago de Compostela.


Sarria



Samos





Portomarín




Nenhum comentário:

Postar um comentário