quarta-feira, 31 de março de 2010

Um passaporte a mais...

Existe uma tradição logística antes de iniciar o Caminho de Santiago que é obter a Credencial do Peregrino que, embora não sendo obrigatórias para se chegar a Santiago de Compostela, são bastante aconselháveis. Podem ser solicitadas a qualquer pessoa que deseja realizar o caminho desde que o faça a pé, a cavalo ou em bicicleta.

A Credencial do Peregrino é um documento que tem a sua origem nas “cartas de apresentação” e nos “salvo-condutos” que os peregrinos levavam na época medieval e lhes concedia certos privilégios. Ainda sendo válida nos dias de hoje, a Credencial do Peregrino é o documento que nos identifica como peregrino e nos serve para ter acesso aos albergues oficiais, ao apoio médico da Cruz Vermelha e ao apoio das autoridades ao longo da peregrinação. Nos Albergues de Peregrinos a apresentação da Credencial é condição fundamental para ser recebido. No entanto, esta Credencial só é atribuída aos peregrinos que pretendem fazer um mínimo de 100 km a pé ou a cavalo ou 200 km de bicicleta. Assim, os peregrinos recebem as suas Credencias já preenchidas com o seu nome, a data e o local da partida e o modo como se faz o Caminho (a pé, a cavalo ou de bicicleta). Depois, durante a caminhada, a Credencial deverá ser carimbada nos Albergues, Refúgios, Igrejas, Polícia, e outras entidades administrativas e/ou em estabelecimentos comerciais que comprovem a passagem por todos estes pontos do Caminho. É aconselhável ter, no mínimo, dois carimbos diários, pois a credencial tem espaço para um total de 40 carimbos. Sobretudo, é uma valiosa recordação, pois nela são carimbadas ou "selladas" todas as paradas com as respectivas datas, e vale ressaltar que alguns selos são belíssimos, fazendo alusão ao Caminho, aos símbolos, e até o próprio peregrino como mostra um site que achamos na interrnet http://www.lossellosdelcamino.com/LSC/index.htm




De posse dessas assinaturas e carimbos, você poderá requisitar, no escritório de recepção da catedral de Santiago de Compostela, o certificado oficial de conclusão do Caminho de Santiago, ou seja, a “Compostelana” ou “La Compostela que é um belo diploma escrito em latim – em tudo igual aos concedidos na Idade Média – coroando sua peregrinação.




Traduzindo...

"O Conselho desta Santa Apostólica e Metropolitana Igreja de Compostela, sob a custódia do selo do Altar do Beato Apóstolo Santiago, para redigir cartas autênticas de visita a todos os Fiéis e Peregrinos da Órbita da terra que, por afeto de devoção ou por voto, cheguem ao templo do Apóstolo Santiago, Nosso Patrono Tutelar da Espanha, faz saber a todos e a cada um que inspecione as presentes cartas que ++++++++++++++++++ visitou devotamente por piedade este santíssimo Templo.
Garantia do ques lhe confiro a presente carta, chancelada com o selo da mesma Santa Igreja.

Compostela, dia +++ de +++ do ano do Senhor de ++++"



Enquanto aguardamos nossa credenciais, ficamos na expectativa de ter em mãos este importante símbolo e, no final do Caminho, poder registrar aqui nossas credencias e a nossa Compostela, afinal o verdadeiro peregrino (ou bicigrino) há de seguir as tradições, não é mesmo?


Postado por Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário