sábado, 27 de março de 2010

Pedal...Ando!

No caminho de Santiago é possível peregrinar da maneira mais comum, a pé, a cavalo e em bicicleta. Optamos pelas bicicletas por não dispormos de tempo para a jornada a pé e por que seria complicado enfiar dois cavalos na mala e no avião.Por isso, uma pergunta muito freqüente dos amigos é sobre as Bicicletas. Vamos levar daqui? Compraremos lá? Que tipo? Qual marca?Bem, primeiramente escolhemos comprá-las aqui e embarcá-las, já que elas entram como bagagem normal sem cobrança extra pelas companhia aéreas e precisávamos treinar com o equipamento que vamos usar. Como já foi dito em um post anterior, são bicicletas com suspensão dupla, 21 marchas, modelo CALOI, do tipo montain bike sem ser sofisticada. Apelidadas de La Templária (Luciana) e La PoDerosa (Roberto) elas serão nossas companheiras nesta viagem.



Já devidamente "batizadas e sinalizadas", elas já são companheiras constantes no nosso dia-a-dia nos treinos de manhã ou no fim de tarde. Nos finais de semana aproveitamos sempre para espichar o trajeto, pedalando em média 25 km num dia. Na semana passada prolongamos um pouco mais o treino de sábado, percorrendo uma distância de 40 km (ida e volta) saindo de nossa casa de praia em Tramandaí indo até o parque eólico de Osório, num passeio agradável em meio a zona rural.



Juntamente a estes números podemos acrescentar que o ciclocomputador (aparelho que está preso na bicicleta e marca distância percorrida do dia, tempo, velocidade e kilometragem total), já marca 558 km desde que compramos as bicicletas. É, mais da metade de um Caminho de Santiago! E de manutenção, apenas a troca de bancos (por modelo bem mais confortáveis) e 02 pneus furados (um de cada bicicleta). Nada mais! Estamos gostando muito deste novo desafio, pois o fato de ter que nos preparar para esta jornada tem contribuído para uma condição fisica melhor com mais fôlego, força, disposição e até de bem-estar mental. A propósito, recomendo a todos os passeios em bicicleta, ainda que seja somente nos finais de semana. Existem, aqui mesmo em Porto Alegre, infinitas opções de lugares além de paisagens surpreendentes. Experimente!
Postado por Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário