terça-feira, 16 de março de 2010

Entre altos e baixos

A temperatura mais fria desta manhã de março, trouxe a lembrança daquela noite fria que passamos em BURGOS em junho de 2005, Esta cidade da Província de Castela e Leão (Espanha), possui uma catedral impressionante e está situada praticamente no meio do Caminho de Santiago. Naquela ocasião, chegamos em dia festivo, de muito sol na cidade, e nos acomodamos num camping bem próximo ao centro. Ao cair da noite, depois de conhecer seu centro histórico, voltamos para nossa barraca e foi aí o "bicho pegou".
Frio, frio e muito frio; dormimos juntos (os três) para que pudéssemos nos aquecer. Acredito que a baixa temperatura deve ser a consequência da altitude, já que BURGOS está em média 860 m acima do nível do mar. E foi exatamente neste assunto que fiquei pensando hoje ao acordar: as altitudes do Caminho.
Em Ano Santo, como este, a quantidade de peregrinos aumenta e a lotação nos albergues, acreditamos, será um problema para nós, já que os peregrinos de bicicleta devem esperar para entrar nos albergues, pois a preferência é dos peregrinos que chegam a pé, por questões óbvias. Resolvemos levar nossa barraca, mas as noites sob o frio das altas altitudes, me preocupa um pouco.
Já estivemos olhando alguns mapas comparando os aclives e declives do Caminho por conta da dificuldade das pedaladas. Vimos que as altitudes variam, mas a média mesmo fica em 500 a 800 m, no entanto há picos de 1150 (Rabanal del Camino) a 1490 m (Cruz de Ferro). Fiquei pensando em como enfrentar tal desafio durante as pedaladas: ter força nos músculos, ter fôlego com o ar um tanto mais rarefeito, mas o pior é o frio ao cair da noite...
Melhor é não pensar muito e seguir em frente! Preparar o corpo é fundamental e a mente deve acompanhar tudo isso. Acredito na experiência única de viver este desafio na vida. Pensar em sair fora da rotina diária que, infelizmente, está povoada de violência e preocupações é um grande descanso. Para nós, as dificuldades surgirão e não será muito fácil de transpor, mas os prazeres e as agradáveis surpresas também se exibirão para nós. Então deixa a vida nos levar...
Postado por Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário