quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Fim da Terra no Fim do Caminho

Atualmente o ponto mais importante, o instante mais esperado, o momento de maior conquista para a maioria dos peregrinos, é chegar até a Catedral de Santiago de Compostela, certo? Certo! No entanto chegar a esta cidade e visitar o túmulo do Apóstolo, não significa que o Caminho terminou. É isso aí: o Caminho só temina mesmo é no Fim da Terra!

Esta peregrinação pelas terras mais ocidentais da Europa, já estava presente muito antes da descoberta da tumba do apóstolo Tiago, a mais de mil anos. Presente nas crenças dos povos Celtas, esta rota de peregrinação (que posteriormente também foi utilizada pelos romanos) , ía do extremo Este ao Oeste de Espanha, até Finisterra. Este velho caminho de peregrinação, simbolizava a viagem do sol de Oriente para Ocidente, “afogando-se” no oceano para voltar a surgir no dia seguinte. O renascer do Sol estaria intimamente ligado com o renascer da vida. Hoje em dia são muitos os peregrinos que chegando a Santiago resolvem continuar o Caminho até Finisterra.



FINISTERRA vem do latim “finis terrae”, fim da terra; e fim também do Caminho de Santiago. Desde a antiguidade que as pessoas queriam chegar ao fim do mundo, onde a terra acaba e o mar começa ou pelo menos assim o consideravam as legiões romanas ao contemplar o afundamento do sol nas suas aguas

Graças aos costumes dos peregrinos de chegar ao Fim do Caminho e cumprir os rituais de tomar banho no mar, queimar as roupas utilizadas durante a viagem e ver o por do sol, são testemunhos das peregrinações dos caminhantes da Idade Média, que comprovam a antiguidade da rota a Fisterra e o seu interesse pela história e as suas lendas.

O Caminho a Fisterra, é o único dos Caminhos que não tem a sua meta en Santiago, mas sim a sua origem. Hoje em dia, a prolongação do Caminho até à Costa da Morte é um ritual que seguem muitos peregrinos, que desejam chegar até ao Fim da Terra, contemplar o caminho e conhecer algumas das paisagens mais impressionantes da costa europeia ocidental.

Visitar Finisterra significa chegar ao fim de um velho caminho de peregrinação pelas terras mais ocidentais da Europa, seguido por milhares de pessoas ao longo de muitos anos, para encontrar-se com o renascer da vida, com velhos cultos pagãos e os elementos da natureza, que aqui se manifestam com todo o seu esplendor: a água, o sol e as pedras; que "cristianizada" mais tarde, deram, origem a concorridos santuários como o da Virgem da Barca e o Cristo de Finisterra, ambos relacionados com a Rota Jacobea.

E como manda a tradição, estaremos lá, se Deus, o Apóstolo e nossas "pernas" permitirem. Afinal, não nos custa deixar de SONHAR...

FISTERRA
Postado por Luciana


Nenhum comentário:

Postar um comentário