quarta-feira, 12 de maio de 2010

Um Mago no Caminho Mágico

Aqui no Brasil, especialmente, não há como falar do Caminho de Santiago sem mencionar o nome de PAULO COELHO. Cada vez que falamos com alguém sobre esta nossa viagem, quase todos mencionam: "Aquele Caminho do Paulo Coelho? Já li seu livro!", referindo-se a obra O Diário de Um Mago.

Mesmo sabendo que esta rota medieval já existe por mais de mil anos, não podemos deixar de mencionar que um dos grandes divulgadores é mesmo este escritor que publicou em livro sua experiência ao fazer este Caminho em 1986.





Um pouco sobre o escritor:


Paulo Coelho mudou de vida quando percorreu pela primeira vez o Caminho de Santiago, na Espanha, em 1986. Antes disso, viveu como hippie, viajou pelo mundo, internou-se por imposição dos pais numa clínica psiquiátrica, flertou com a magia negra, virou roqueiro, produziu frases rebeldes em parceria com Raul Seixas, conheceu os porões da ditadura, foi preso e torturado durante o regime militar.


A experiência na Espanha o levaria a escrever O Diário de um Mago''e O Alquimista. Os dois livros viraram best-sellers, mataram o hippie e lançaram um dos maiores vendedores de livros do planeta. As obras de Paulo Coelho, divulgadas sobretudo em recomendações boca a boca, explodiram nas listas de mais vendidos, na contramão da acidez dos críticos brasileiros. Paulo tornou-se o centro de uma polêmica: faz livros de ficção ou de auto-ajuda? Pouco importa. As histórias conquistaram uma legião de fãs anônimos e famosos. Na segunda categoria cintilam Madonna, Julia Roberts e Isabelle Adjani.




Fato notável em sua vida foi o de ter sido o primeiro escritor não muçulmano que visitou o Irã desde a revolução islâmica de 1979.


Um pouco do Mago:


Em 1977 muda-se com a sua mulher para Londres, onde começa a dedicar-se à escrita, sem muito sucesso. No ano seguinte regressa ao Brasil, onde trabalha como executivo para outra editora discográfica, a CBS. Após três meses, deixa o emprego e separa-se da mulher. Em 1979 reencontra a artista Christina Oiticica, uma velha amiga, com quem virá mais tarde a casar e com quem permanece até hoje. O casal viaja pela Europa. Visitam o campo de concentração de Dachau, na Alemanha, onde Paulo tem uma visão em que lhe aparece a figura de um homem. Dois meses mais tarde encontra esse homem num café em Amsterdã. O homem, cuja identidade Paulo nunca quis revelar, partilha com ele experiências e vivências e sugere-lhe um reencontro com o Catolicismo. Paulo começa a estudar a linguagem simbólica do Cristianismo. O homem desafia-o também a fazer a peregrinação a Santiago de Compostela.


Em 1987, um ano depois de fazer o Caminho de Santiago, Paulo Coelho escreve o seu segundo livro, O Diário de um Mago. O primeiro, Arquivos do inferno, editado por ele mesmo, foi lançado em 1982. Sem repercussão, Paulo mandaria recolhê-lo.


O Diário de Um Mago narra a sua experiência espiritual da peregrinação e revela a presença da magia e do extraordinário na vida das pessoas comuns. É publicado por uma pequena editora brasileira e, embora não tenha muita repercussão junto da crítica, alcança algum sucesso de vendas.


Seu estilo simples imbuído de uma inspiração mística e ânimo espiritual, resultado de uma série de experiências em sociedades secretas e religiões orientais da sua fase hippie, conquistou multidões e o tornou um dos maiores best-sellers do mundo. Em 1988 escreve O Alquimista, resultado da sua dedicação de mais de uma década ao estudo da Alquimia. Conta a história de Santiago, um pastor andaluz que deixa tudo para seguir uma visão. A sua primeira edição vende apenas 900 exemplares e a editora decide não reeditar o livro. Paulo procura, então, uma editora maior, a Rocco, que se interessa pela sua obra e publica, em 1990, o seu romance seguinte: Brida, uma história sobre a conquista dos dons que todos possuímos, centrada na personagem de uma jovem que se inicia no mundo da magia. Com a publicação deste livro, que finalmente atrai a atenção da imprensa, O Alquimista e O Diário de um Mago chegam ao topo das listas de best-sellers do mundo.


O Alquimista é o livro mais vendido da história do Brasil, entrando para o livro dos recordes do Guiness.


O êxito de O Alquimista nos Estados Unidos, onde foi lançado em 1993 com uma tiragem inicial de 50 000, a maior já feita de um livro brasileiro no país, marca o início da carreira internacional de Paulo Coelho.

O livro é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países, e já vendeu mais de 11 milhões de exemplares. Foi fonte de inspiração de vários projetos - como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, USA, Turquia, Itália, Suíça, foi tema de duas sinfonias (Itália e USA). Uma comunidade norueguesa, Arendal, deu o livro O Alquimista a todos os funcionários públicos, como maneira de estimular um novo tipo de pensamento. Vários cursos de MBA, como The Graduate School of Business of the University of Chicago, recomenda o livro no seu currículo de leitura. Também foi adotado em escolas de mais de 30 países, como França, Itália, Portugal, Brasil, Taiwan, Estados Unidos, Espanha, Argentina, México, Polônia, Suíça, Gréssia, Rússia, entre outros.

Há que questione o Mago sobere sua exposição na mídia, no entanto é respeitado e agraciado com inúmeras homenagens ao redor do mundo.

*Publicado na Revista Época
Fontes: Site Oficial, Saint Jordi Associados e O Globo



Abaixo segue um vídeo abaixo que mostra o carinho e agradecimento dos galegos, pela divulgação de Santiago de Compostela para o mundo:


agalega.info - Videos das noticias dos informativos da TVG



Postado por Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário