sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Emoção da Chegada

Mais uma manhã ensolarada e de temperatura agradável foi o primeiro presente deste último trecho rumo a Compostela. De Arzua, cerca de 40 quilômetros até Santiago, partimos bem cedinho. Os Bosques, que haviam nos acolhido no dia anterior, agora eram uma visão mais que especial, pois os raios do sol refletindo ao chão, transformavam o Caminho num campo iluminado, como um Campo de Estrelas...

Muitos peregrinos, já no Caminho, tentariam chegar até Catedral e cumprir com seus objetivos ainda neste mesmo dia, entre eles um casal de peregrinos gaúchos e de Porto Alegre (vejam só!), com os quais conseguimos conversar um pouco e compartilhar experiências.

A primeira emoção se deu ao chegar no alto do Monte do Gozo, de onde podemos ter a primeira vista das torres da Catedral de Santiago. É um instante mágico e de grande alegria para todos os peregrinos, que a esta altura, estão sensibilizados por toda a superação dos obstáculos, pelos amigos conquistados, pela fé renovada. Como o próprio nome sugere, há muito que se compartilhar no alto deste "monte da felicidade".

Chegamos como de costume, seguindo as setas amarelas. De repente estávamos em meio ao centro antigo da cidade e pelas ruas já se escutava uma bela canção tocada com gaita de Foles, outra tradição na galícia. O coração começou a bater mais forte, porque dali a alguns minutos estaríamos chegando o nosso destino.

E assim aconteceu: chegamos em meio a muitas pessoas, e nos posicionamos a frente da Catedral. A emoção tocou forte; lágrimas e sorrisos; felicidade e até uma certa saudade...O final do Caminho havia chegado e agora estávamos ali, prontos para vivenciar muitas tradições que há milhares de anos, cada peregrino cumpre ao chegar a Compostela. Contemplar a Catedral ainda na Praça do Obradoiro deitados ao chão, abraçar a imagem do Santo, assistir a Missa do Peregrino, apresentar a Credencial selada e receber a Compostela (o Diploma do Caminho), enfim tantas outras que fazem parte desta tradição peregrina.

Aos leitores que acompanharam esta aventura, ainda aguardem mais fotos e outros "posts", já que o Caminho, como já mencionado aqui, não termina em Santiago, embora este momento seja o mais importante e emocionante para o peregrino. Em breve estarei contando sobre o último trajeto: até Finisterre, o fim da Terra!

Hasta Luego!
















Um comentário:

  1. Lindo o vosso passeio.Ainda ontem regressei de Compostela, mas de moto.

    ResponderExcluir